Estará aberto entre os dias 1º e 3 de julho o período de inscrição para
os estudantes interessados em participar das novas turmas do segundo
semestre do Pró-Enem 2014. Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas para
o turno da tarde, de segunda a quinta-feira, e 120 vagas para o sábado,
durante o turno manhã. As aulas terão início no dia 9 de julho, para os
alunos matriculados no turno da tarde, e no dia 12 de julho para os
matriculados aos sábados.
sexta-feira, 27 de junho de 2014
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Educação básica: Pesquisa internacional revela perfil de professor e diretor
No Brasil, 94% dos professores dos anos finais do ensino fundamental
concluíram a educação superior. Mais de 95,1% acreditam que podem ajudar
os alunos a pensar de forma crítica. As constatações aparecem nos
resultados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem
(Talis), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) e coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A Talis foi realizada por amostragem, em 2013, em 34 países. Mais de
106 mil professores responderam à pesquisa. No Brasil, a amostra foi
composta por 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas. O
objetivo é comparar internacionalmente a opinião de professores e
diretores sobre desenvolvimento profissional, crenças e práticas de
ensino, apreciação do trabalho dos professores, feedback (retorno) e
reconhecimento do trabalho, além de questões acerca de liderança, gestão
e ambiente de trabalho.
Educação básica: Temas sobre futebol contribuem para inovar na aprendizagem
Professoras da Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em Belo
Horizonte, desenvolvem o projeto Copa do Mundo com os alunos da educação
infantil. Aberto em 26 abril, com um jogo de futebol entre pais e
familiares dos alunos, durante as comemorações da Festa da Família,
tradicional na instituição, o projeto atende crianças na faixa etária de
4 e 5 anos, de manhã e à tarde. O jogo reuniu os pais de alunos do
turno da manhã contra os do turno da tarde.
No dia da abertura do projeto, antes da realização do jogo, as
crianças fizeram uma apresentação de música e dança. “Confeccionamos
enfeites e vestimentas nas cores verde e amarela, simbolizando a torcida
dos times e as cores do Brasil”, lembra a professora Juliana Oliveira
Assis da Silva. “Os alunos ficaram entusiasmados ao ver os pais
participando.” Há 12 anos no magistério, Juliana tem formação em curso
normal superior.
Mais informações: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20549:temas-sobre-futebol-contribuem-para-inovar-na-aprendizagem-&catid=207&Itemid=86
sábado, 21 de junho de 2014
Novenário da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Hoje
à noite, a partir das 19:30, haverá missa com frei Cláudio que estará dando
continuidade ao novenário da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no
bairro do Cordeiro em Guarabira/PB. Quem estará animando a missa será a comunidade
e paróquia Santo Antônio.
News Mídia com Deysi Fernandes
Com sucesso, Prefeitura realiza desfile junino 2014 com escolas da rede municipal de ensino
Saúde e Assistência
Social também levam grupos à avenida
Considerado
um dos melhores e maiores desfiles juninos de todos os tempos já realizados pela gestão municipal, a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde dessa quarta-feira (18/6), um grandioso e organizado evento multicolorido, onde foi celebrado as alegrias das tradições nordestinas atrelado com a Copa do Mundo, acontecimento esportivo mais popular do planeta, o qual está sendo realizado no Brasil.
De acordo com informações nos repassadas pelo secretário de Educação Raimundo Macedo, apenas se tratando das escolas e creches municipais, a Secretaria de Educação pôs na avenida, cerca de 1.300 integrantes, entre alunos, professores e gestores escolares. As escolas se concentraram ao lado da Agência do Banco do Nordeste.
Com o tema “A gente vai ser campeão no arraiá da educação”, o desfile junino 2014 contou com o entusiasmo dobrado dos participantes, quando a comunidade escolar tomou a Avenida D. Pedro II com as cores nordestinas e da bandeira brasileira. Levando alegria e irreverência, através de apresentações populares em frente ao palco, onde se encontravam as autoridades convidadas. Uma multidão parou para observar com atenção a passagem de cada escola com seus adornos e belezas particulares.
O prefeito Zenóbio Toscano e a primeira-dama e deputada Léa Toscano prestigiaram o evento, ao lado do secretário Raimundo Macedo, da coordenadora Pedagógica Gracina Pontes, dos vereadores Lula das Molas, Marcos de Enoque e Tiago do Mutirão, além do padre Gerard Brandstetter, presidente de honra da Associação Menores Com Cristo (AMECC).
Entre escolas, creches e grupos de Saúde e Assistência social – estiveram desfilando o total de 32 unidades; confira
Representando a Educação Infantil: Creches Luzia Paulino, Abigail Vieira, Vovó Emilia, CIEC, Tia Léa, São Miguel e 4º BPM; Ambiente Pré-Escolar: Raimunda Ribeiro e MEL (CIEC).
Representando as Secretarias de Assistência Social e de Saúde: CAPS, CRAS, Projovem, Peti e GFV.
Representando as Escolas Municipais: São Rafael (AMECC), Raymundo Asfora, Antonio Galdino Guedes, Edson Montenegro, Sérgio Luiz, Amália Freire, Nazilda da Cunha Moura, Edgardo Júlio, Paulo Brandão, Maria Eulália Cantalice, Maria de Lourdes Amorim, Edivardo Toscano, Dom Helder Câmara, Sebastião Bezerra de Bastos, Raul de Freitas Mousinho, Ascendino Toscano, e Osmar de Aquino.
O grandioso evento contou com as parcerias das Secretarias de Assistência Social, Cultura, Saúde, Transportes e Comunicação; além do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, 4º Batalhão de Policia Militar e
CPTran.
--
Endereço: Rua Prefeito Manoel Lordão, 129, Centro - Guarabira-PB
Email:
codecom@guarabira.pb.gov.br
Telefone: (83)
3271-9506
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Projeto do Câmpus II da UEPB orienta agricultores sobre técnica para alimentação do gado durante a seca
A ensilagem, técnica de armazenamento de ração animal utilizada em
grande parte do país, mas pouco difundida na Paraíba, está passando a
ser conhecida no Estado graças a ação da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB), através da Escola Agrícola Assis Chateaubriand,
localizada no Câmpus II da Instituição, em Lagoa Seca, que está
orientando agricultores paraibanos sobre como utilizar esta técnica para
armazenar alimentos para o gado durante longos períodos.
Mais informações: http://www.uepb.edu.br/projeto-do-campus-ii-da-uepb-orienta-agricultores-sobre-tecnica-para-alimentacao-do-gado-durante-a-seca/
terça-feira, 17 de junho de 2014
Empossados representantes do Conselho Curador da Universidade Estadual da Paraíba
Os membros do Conselho Curador da
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram empossados na manhã desta
terça-feira (17), em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior, no
Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó. Esta é a
primeira equipe escolhida por meio de eleição para compor o referido
Conselho e a Auditoria da Universidade, com mandato de dois anos.
Estiveram presentes na ocasião
representantes da Pró-Reitoria de Finanças (PROFIN), da Pró-Reitoria de
Planejamento (PROPLAN), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
(PRPGP), Procuradoria Geral e Editora Universitária (EDUEPB).
Projeto Adote uma Árvore realiza plantio de mudas em área do Centro de Ciência e Tecnologia da UEPB
Como parte do projeto Adote uma Árvore,
da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a equipe de manejo e
arborização vinculada a Pró-Reitoria de Infraestrutura da Instituição,
iniciou nesta terça-feira (17), a recuperação de uma área verde
localizada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), no Câmpus de
Bodocongó.
O trabalho consiste na recomposição de
toda a área que foi degradada devido à ação dos cupins. No total, estão
sendo plantadas 130 novas árvores nativas como cedro, craibeira, jatobá,
ipê, umbuzeiro, oliveira, jucá, pau darco, entre outras espécies. O
gerente do programa e diretor da Sociedade Brasileira de Arborização
Urbana, Arnaldo Bezerra, explicou que por conta do ataque do cupim, a
Universidade teve que derrubar 12 pés de aroeiras.
Núcleo de Estudos do CCBSA realiza programação especial em alusão ao Dia Mundial dos Refugiados
Com o objetivo de promover uma discussão que marcasse as atividades
alusivas ao Dia Mundial dos Refugiados, celebrado em 20 de junho, o
Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocamentos Ambientais (Nepda),
vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em
João Pessoa, realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma programação
especial voltada ao público dos cursos de graduação e pós-graduação em
Relações Internacionais da UEPB e demais interessados na temática.
Mais informações: http://www.uepb.edu.br/nucleo-de-estudos-do-ccbsa-realiza-programacao-especial-em-alusao-ao-dia-mundial-dos-refugiados/
7ª Mostra da Memória Cultural Junina promove atividades festivas e reflexão sobre questões sociais
Stands demonstrativos, exibição de vídeos, oficinas, apresentações de
música e dança são algumas das atividades que integraram a 7ª edição da
Mostra da Memória Cultural Junina, realizada nesta segunda-feira (16),
no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa.
Mais informações: http://www.uepb.edu.br/7a-mostra-da-memoria-cultural-junina-promove-atividades-festivas-e-reflexao-sobre-questoes-sociais/
Decisão judicial: STJ determina fim da greve nas instituições federais de ensino e volta imediata ao trabalho
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em medida liminar, determinou o
fim da greve dos servidores das universidades e institutos federais e
do Colégio Pedro II. Assim, docentes em greve dos institutos federais e
técnicos administrativos das universidades e institutos federais e do
Colégio Pedro II devem retornar imediatamente às suas atividades.
Os relatores das ações de dissídio de greve, os ministros Napoleão
Nunes Maia Filho e Benedito Gonçalves determinaram, a pedido da
Advocacia-Geral da União (AGU), que os sindicatos representantes das
categorias se abstenham de realizar qualquer paralisação de atividades
em todo o território nacional.
Construindo a igualdade: Textos e projetos sobre relações de gênero concorrem a prêmio
Estão abertas as inscrições para a décima edição do prêmio Construindo a
Igualdade de Gênero, que seleciona redações, artigos científicos e
projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e
feminismos. O prêmio é uma parceria da Secretaria de Políticas para as
Mulheres, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq) e ONU Mulheres.
Tempo integral: Escolas públicas têm até dia 30 para aderir ao Mais Educação
O programa Mais Educação, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do
Ministério da Educação, receberá adesões de escolas públicas até o dia
30 próximo. Atualmente, 49 mil escolas de todo o país adotam a jornada
ampliada de sete horas. A meta do programa é atingir 60 mil até o fim do
ano.
A proposta do Mais Educação é contribuir para a melhoria da
aprendizagem, com o estímulo à ampliação do tempo de permanência na
escola pública de crianças, adolescentes e jovens. O programa amplia a
jornada nas escolas públicas para no mínimo sete horas diárias e garante
aos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental a
participação em atividades orientadas no contraturno, além de reforço
escolar.
Mais informações: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20540:escolas-publicas-tem-ate-dia-30-para-aderir-ao-mais-educacao&catid=379&Itemid=86
Tempo integral: Escola de Brasília adota jornada ampliada com bons resultados
Para o educador Anísio Teixeira [1900-1971], a educação integral
constituiria o caminho fundamental, o instrumento gerador de mudanças
necessárias para fazer do Brasil um país moderno. Atualmente, 49 mil
escolas públicas fazem parte do programa Mais Educação, que visa a
fomentar a educação integral de crianças e adolescentes a partir do
apoio a atividades desenvolvidas durante a jornada ampliada. A meta do
governo federal é chegar a 60 mil escolas até o fim deste ano.
Uma das instituições integrantes do programa é a Escola-Classe 209
Sul, em Brasília. Segundo a professora Márcia Freitas do Nascimento,
durante a jornada ampliada são realizadas atividades da base comum e
outras, complementares. “A educação integral proporciona a melhoria da
aprendizagem dos alunos, promove o melhor aproveitamento do tempo ocioso
e propicia a prática esportiva”, afirma a professora, que tem
licenciatura em língua portuguesa e em língua estrangeira (espanhol),
além de especialização em organização do trabalho pedagógico.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Universidade Estadual da Paraíba participa de abraço simbólico a Feira Central de Campina Grande
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de
Extensão (PROEX) e da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da
Instituição, estará apoiando o abraço simbólico da Feira Central de
Campina Grande, que será realizado na próxima quarta-feira (18), na
Rainha da Borborema.
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Exposição de telas conta história de Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra da UEPB
Fundado há 28 anos, o Grupo de Tradições
Populares Acauã da Serra, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB), está com uma exposição na Galeria de Artes do prédio onde
funciona a Secretaria Municipal de Cultura, no Largo do Açude Novo,
reunindo 14 telas que contam um pouco da história do grupo.
Com o título “Acauã e Diversidade”, a
exposição conta com trabalhos de artistas plásticos que participaram de
um curso ministrado pela artista Lili Brasileiro, retratando aspectos
peculiares do grupo, a exemplo do espetáculo “Raízes do Brasil”, que
percorreu o Brasil de Norte a Sul e, no ano passado, prestou homenagem
aos 100 Anos de Luiz Gonzaga. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de
julho, integrando os eventos realizados na cidade durante o Maior São
João do Mundo.
Câmpus III debate História da África e Cultura Afrobrasileira em seminário sobre metodologias
Com o objetivo de compartilhar
conhecimentos acerca da prática docente, o Câmpus III da Universidade
Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, realizou, nessa
quarta-feira (11), o 2º Seminário Metodologias de Ensino com foco na Lei
10.639/03, tendo como tópico de debate o ensino de História da África,
dos povos africanos e da Cultura Afrobrasileira na Educação Básica.
Com o tema “Por quê/Porque a África é a
nossa mãe”, o evento fez uma homenagem a dois importantes defensores dos
Direitos Humanos e da igualdade social: Milton Santos e Nelson Mandela,
o primeiro negro a se tornar presidente na África do Sul, em 1944. A
história do intelectual e geógrafo Milton Santos foi apresentada pelo
estudante do Curso de Geografia, Romário Farias. Já a biografia do
advogado e político Nelson Mandela foi exposta pela graduanda do Curso
de História, Emanuella Araújo, que ressaltou a perseguição política
sofrida por ele e destacou sua atuação contra o “apartheid”, que
constituiu um sistema político racista de segregação socioeconômica
predominante no país sul-africano a partir da década de 1940.
Novas tecnologias: “Agência de propaganda” ajuda alunos a melhorar desempenho
O projeto de criação de uma agência de publicidade e propaganda
experimental na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, em
Campo Grande, Mato Grosso do Sul, provocou mudanças positivas entre os
alunos participantes. Desenvolvido na turma B do oitavo ano do ensino
fundamental, que apresentava as notas mais baixas da escola, o projeto
incluía, entre os principais benefícios, a elevação da autoestima dos
estudantes.
“O projeto Agência de Publicidade e Propaganda 30IdeiasPP foi um divisor de águas para nossa escola”, diz seu criador, o professor Alexandre Gonçalves de Souza. Segundo ele, “o respeito, o carinho, a dedicação, o compromisso e a vontade de vencer foram mudanças evidentes em nossos alunos”.
“O projeto Agência de Publicidade e Propaganda 30IdeiasPP foi um divisor de águas para nossa escola”, diz seu criador, o professor Alexandre Gonçalves de Souza. Segundo ele, “o respeito, o carinho, a dedicação, o compromisso e a vontade de vencer foram mudanças evidentes em nossos alunos”.
Mais informações: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20529:agencia-de-propaganda-ajuda-alunos-a-melhorar-desempenho&catid=207&Itemid=86
quarta-feira, 11 de junho de 2014
ProUni: Número de candidatos passa de 509 mil; inscrições terminam nesta quarta-feira
O segundo processo seletivo de 2014 do Programa Universidade para
Todos (ProUni) chegou a 509.832 inscritos às 11 horas desta
quarta-feira, 11, último dia de inscrições. O número é superior ao total
registrado na mesma edição de 2013, quando 436.941 candidatos fizeram a
inscrição.
Das 115.101 bolsas disponíveis, 73.601 são integrais e 41,5 mil
parciais. Esta edição do programa conta com 943 instituições
participantes, que oferecem 22.139 cursos. Os de maior oferta são
administração (13.168 vagas), engenharias (12.362), direito (7.887),
pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865).
Autoridades ressaltam o MAPP como expressão viva da genialidade cultural nordestina
Última obra projetada com os traços
geniais de Obra de Niemeyer, o Museu de Arte Popular da Paraíba foi
classificado pelas autoridades presentes na solenidade de abertura do
MAPP como a expressão viva da genialidade do artista nordestino. A
ex-reitora da UEPB, professora Marlene Alves, destacou o museu como uma
obra magnífica, que guarda toda a tradição da região. Segundo ela, a
partir de agora o público tem acesso a um acervo belíssimo, que conta a
história de um povo e suas peculiaridades.
Ela disse que o MAPP é uma referência em
cordel, música e artesanato, proporcionando aos seus visitantes
entrarem à fundo no universo nordestino. “Aqui há histórias belíssimas
do povo nordestino nas diversas linguagens. Com o nosso artesanato, nas
mãos que falam com o resultado de sua obra, na música e no cordel, que
fazem parte desse museu”, disse, acrescentando que o museu é um espaço
interativo, educativo e de inclusão, retratando acima de tudo a
identidade do Nordeste. Para ela, a abertura de museu é motivo de
orgulho para todo o povo da Paraíba.
Personalidades da cultura destacam importância do MAPP para a preservação da memória paraibana
Considerado um templo da cultura paraibana, o Museu de Arte Popular da
Paraíba (MAPP), aberto ao público na noite desta terça-feira (10), foi
abençoado por vários ícones da cultura paraibana como um dos elementos
de maior a importância para a preservação da memória de um povo. Entre
poetas, cantadores, músicos e intelectuais, a palavra foi a mesma: de
satisfação e orgulho em a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
materializar o sonho de aproximar ainda mais a produção cultural dos
artistas locais da população.
Mais informações: http://www.uepb.edu.br/personalidades-da-cultura-destacam-importancia-do-mapp-para-a-preservacao-da-memoria-do-povo-paraibano/
Acervo do MAPP preserva origens e miscigenações da cultura popular nordestina
O Museu de Arte Popular da Paraíba
(MAPP), conhecido como “Museu dos Três Pandeiros”, conta com acervo
inicial avaliado em R$ 50 mil, entre peças e materiais que contemplam as
áreas da música, literatura e xilogravura, além do artesanato.
A
estrutura dedicada à música presta uma homenagem a Jackson do Pandeiro,
com fotos, objetos e materiais audiovisuais. Nesta parte, os visitantes
podem ter acesso a artigos utilizados pelo artista, a exemplo de um
pandeiro, violão e reco-reco que pertenceram ao músico. No espaço também
há painéis com referências a outros importantes músicos paraibanos,
como Sivuca e Marinês, além de registro de mais de 300 nomes de
artistas.
Universidade Estadual abre o Museu de Arte Popular da Paraíba para visitação pública
Com acervo que contempla as áreas da
música, literatura, do artesanato e da xilogravura, o Museu de Arte
Popular da Paraíba (MAPP), pertencente à Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB), foi aberto para visitação pública na noite desta
terça-feira (10), em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior e
que contou com a presença de diversas autoridades políticas,
personalidades da cultura e do universo acadêmico.
Inicialmente, todos os presentes
respeitaram um minuto de silêncio em homenagem ao poeta Manoel Monteiro,
falecido recentemente. O cordelista também foi homenageado com a
leitura de um poema, feita por Rafael Melo, sobre a sua história e seu
legado, bem como nas falas das personalidades que discursaram no evento.
Uma oficina de xilogravura foi montada de forma permanente no MAPP,
recebendo o nome do artista.
Mais informações: http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-abre-o-museu-de-arte-popular-da-paraiba-para-visitacao-publica/
Provinha Brasil: Secretarias têm até dia 16 para indicar interlocutor municipal
Secretários de educação das redes públicas municipal e estadual e do
Distrito Federal devem indicar ao Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais (Inep) um interlocutor para acesso ao sistema
on-line da Provinha Brasil (Avaliação da Alfabetização Infantil). O
prazo vai até o dia 16 próximo. O ambiente virtual tem como objetivo
apoiar as escolas e redes de ensino na análise dos resultados da
avaliação, por meio de relatórios eletrônicos.
O interlocutor deve ser vinculado à área de avaliação ou a ações do
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os procedimentos para
indicação foram enviados às secretarias de educação, por meio de ofício
do Inep, na segunda-feira, 2.
terça-feira, 10 de junho de 2014
Direitos humanos: Inscrições para prêmio nacional devem ser feitas até 27 de agosto
Instituições com atuação destacada na área de educação em direitos
humanos têm até 27 de agosto próximo para fazer a inscrição no Prêmio
Nacional de Educação em Direitos Humanos. Podem participar instituições
públicas e particulares de educação básica e superior, secretarias
estaduais e municipais de educação e instituições de educação não
formal.
Essas instituições podem inscrever trabalhos desenvolvidos em
parceria com outras entidades ou organizações da sociedade civil, como
associações de pais e mestres, grêmios estudantis, diretórios
acadêmicos, conselhos escolares, municipais e estaduais de educação,
sindicatos, igrejas e demais entidades vinculadas à educação e à
cultura.
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