sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pró-Reitoria de Extensão abre inscrições para formação de novas turmas do Pró-Enem 2014

Estará aberto entre os dias 1º e 3 de julho o período de inscrição para os estudantes interessados em participar das novas turmas do segundo semestre do Pró-Enem 2014. Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas para o turno da tarde, de segunda a quinta-feira, e 120 vagas para o sábado, durante o turno manhã. As aulas terão início no dia 9 de julho, para os alunos matriculados no turno da tarde, e no dia 12 de julho para os matriculados aos sábados.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Educação básica: Pesquisa internacional revela perfil de professor e diretor

No Brasil, 94% dos professores dos anos finais do ensino fundamental concluíram a educação superior. Mais de 95,1% acreditam que podem ajudar os alunos a pensar de forma crítica. As constatações aparecem nos resultados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A Talis foi realizada por amostragem, em 2013, em 34 países. Mais de 106 mil professores responderam à pesquisa. No Brasil, a amostra foi composta por 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas. O objetivo é comparar internacionalmente a opinião de professores e diretores sobre desenvolvimento profissional, crenças e práticas de ensino, apreciação do trabalho dos professores, feedback (retorno) e reconhecimento do trabalho, além de questões acerca de liderança, gestão e ambiente de trabalho.

Educação básica: Temas sobre futebol contribuem para inovar na aprendizagem

Professoras da Escola Municipal Dr. José Xavier Nogueira, em Belo Horizonte, desenvolvem o projeto Copa do Mundo com os alunos da educação infantil. Aberto em 26 abril, com um jogo de futebol entre pais e familiares dos alunos, durante as comemorações da Festa da Família, tradicional na instituição, o projeto atende crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, de manhã e à tarde. O jogo reuniu os pais de alunos do turno da manhã contra os do turno da tarde.

No dia da abertura do projeto, antes da realização do jogo, as crianças fizeram uma apresentação de música e dança. “Confeccionamos enfeites e vestimentas nas cores verde e amarela, simbolizando a torcida dos times e as cores do Brasil”, lembra a professora Juliana Oliveira Assis da Silva. “Os alunos ficaram entusiasmados ao ver os pais participando.” Há 12 anos no magistério, Juliana tem formação em curso normal superior.



sábado, 21 de junho de 2014

Novenário da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 



Hoje à noite, a partir das 19:30, haverá missa com frei Cláudio que estará dando continuidade ao novenário da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro do Cordeiro em Guarabira/PB. Quem estará animando a missa será a comunidade e paróquia Santo Antônio.

News Mídia com Deysi Fernandes


Com sucesso, Prefeitura realiza desfile junino 2014 com escolas da rede municipal de ensino




Saúde e Assistência Social também levam grupos à avenida



Considerado um dos melhores e maiores desfiles juninos de todos os tempos já realizados pela gestão municipal, a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu na tarde dessa quarta-feira (18/6), um grandioso e organizado evento multicolorido, onde foi celebrado as alegrias das tradições nordestinas atrelado com a Copa do Mundo, acontecimento esportivo mais popular do planeta, o qual está sendo realizado no Brasil.

 
De acordo com informações nos repassadas pelo secretário de Educação Raimundo Macedo, apenas se tratando das escolas e creches municipais, a Secretaria de Educação pôs na avenida, cerca de 1.300 integrantes, entre alunos, professores e gestores escolares. As escolas se concentraram ao lado da Agência do Banco do Nordeste.

 
Com o tema “A gente vai ser campeão no arraiá da educação”, o desfile junino 2014 contou com o entusiasmo dobrado dos participantes, quando a comunidade escolar tomou a Avenida D. Pedro II com as cores nordestinas e da bandeira brasileira. Levando alegria e irreverência, através de apresentações populares em frente ao palco, onde se encontravam as autoridades convidadas. Uma multidão parou para observar com atenção a passagem de cada escola com seus adornos e belezas particulares.

 
O prefeito Zenóbio Toscano e a primeira-dama e deputada Léa Toscano prestigiaram o evento, ao lado do secretário Raimundo Macedo, da coordenadora Pedagógica Gracina Pontes, dos vereadores Lula das Molas, Marcos de Enoque e Tiago do Mutirão, além do padre Gerard Brandstetter, presidente de honra da Associação Menores Com Cristo (AMECC).


 
Entre escolas, creches e grupos de Saúde e Assistência social – estiveram desfilando o total de 32 unidades; confira

 
Representando a Educação Infantil: Creches Luzia Paulino, Abigail Vieira, Vovó Emilia, CIEC, Tia Léa, São Miguel e 4º BPM; Ambiente Pré-Escolar: Raimunda Ribeiro e MEL (CIEC).

 
Representando as Secretarias de Assistência Social e de Saúde: CAPS, CRAS, Projovem, Peti e GFV.

 
Representando as Escolas Municipais: São Rafael (AMECC), Raymundo Asfora, Antonio Galdino Guedes, Edson Montenegro, Sérgio Luiz, Amália Freire, Nazilda da Cunha Moura, Edgardo Júlio, Paulo Brandão, Maria Eulália Cantalice, Maria de Lourdes Amorim, Edivardo Toscano, Dom Helder Câmara, Sebastião Bezerra de Bastos, Raul de Freitas Mousinho, Ascendino Toscano, e Osmar de Aquino.

 
O grandioso evento contou com as parcerias das Secretarias de Assistência Social, Cultura, Saúde, Transportes e Comunicação; além do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, 4º Batalhão de Policia Militar e
CPTran.


--
Endereço: Rua Prefeito Manoel Lordão, 129, Centro - Guarabira-PB
Email: codecom@guarabira.pb.gov.br
Telefone: (83) 3271-9506

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Projeto do Câmpus II da UEPB orienta agricultores sobre técnica para alimentação do gado durante a seca


A ensilagem, técnica de armazenamento de ração animal utilizada em grande parte do país, mas pouco difundida na Paraíba, está passando a ser conhecida no Estado graças a ação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, localizada no Câmpus II da Instituição, em Lagoa Seca, que está orientando agricultores paraibanos sobre como utilizar esta técnica para armazenar alimentos para o gado durante longos períodos.


terça-feira, 17 de junho de 2014

Empossados representantes do Conselho Curador da Universidade Estadual da Paraíba


Os membros do Conselho Curador da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram empossados na manhã desta terça-feira (17), em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó. Esta é a primeira equipe escolhida por meio de eleição para compor o referido Conselho e a Auditoria da Universidade, com mandato de dois anos. 

Estiveram presentes na ocasião representantes da Pró-Reitoria de Finanças (PROFIN), da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Procuradoria Geral e Editora Universitária (EDUEPB).

Projeto Adote uma Árvore realiza plantio de mudas em área do Centro de Ciência e Tecnologia da UEPB


Como parte do projeto Adote uma Árvore, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a equipe de manejo e arborização vinculada a Pró-Reitoria de Infraestrutura da Instituição, iniciou nesta terça-feira (17), a recuperação de uma área verde localizada no Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), no Câmpus de Bodocongó. 

O trabalho consiste na recomposição de toda a área que foi degradada devido à ação dos cupins. No total, estão sendo plantadas 130 novas árvores nativas como cedro, craibeira, jatobá, ipê, umbuzeiro, oliveira, jucá, pau darco, entre outras espécies. O gerente do programa e diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Arnaldo Bezerra, explicou que por conta do ataque do cupim, a Universidade teve que derrubar 12 pés de aroeiras.

Núcleo de Estudos do CCBSA realiza programação especial em alusão ao Dia Mundial dos Refugiados


Com o objetivo de promover uma discussão que marcasse as atividades alusivas ao Dia Mundial dos Refugiados, celebrado em 20 de junho, o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocamentos Ambientais (Nepda), vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa, realizou, na manhã desta terça-feira (17), uma programação especial voltada ao público dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB e demais interessados na temática.


7ª Mostra da Memória Cultural Junina promove atividades festivas e reflexão sobre questões sociais


Stands demonstrativos, exibição de vídeos, oficinas, apresentações de música e dança são algumas das atividades que integraram a 7ª edição da Mostra da Memória Cultural Junina, realizada nesta segunda-feira (16), no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em João Pessoa.


Decisão judicial: STJ determina fim da greve nas instituições federais de ensino e volta imediata ao trabalho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em medida liminar, determinou o fim da greve dos servidores das universidades e institutos federais e do Colégio Pedro II. Assim, docentes em greve dos institutos federais e técnicos administrativos das universidades e institutos federais e do Colégio Pedro II devem retornar imediatamente às suas atividades.

Os relatores das ações de dissídio de greve, os ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Benedito Gonçalves determinaram, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que os sindicatos representantes das categorias se abstenham de realizar qualquer paralisação de atividades em todo o território nacional.

Construindo a igualdade: Textos e projetos sobre relações de gênero concorrem a prêmio

Estão abertas as inscrições para a décima edição do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que seleciona redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos. O prêmio é uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ONU Mulheres.

Tempo integral: Escolas públicas têm até dia 30 para aderir ao Mais Educação


O programa Mais Educação, da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, receberá adesões de escolas públicas até o dia 30 próximo. Atualmente, 49 mil escolas de todo o país adotam a jornada ampliada de sete horas. A meta do programa é atingir 60 mil até o fim do ano. 

A proposta do Mais Educação é contribuir para a melhoria da aprendizagem, com o estímulo à ampliação do tempo de permanência na escola pública de crianças, adolescentes e jovens. O programa amplia a jornada nas escolas públicas para no mínimo sete horas diárias e garante aos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental a participação em atividades orientadas no contraturno, além de reforço escolar.


Tempo integral: Escola de Brasília adota jornada ampliada com bons resultados

Para o educador Anísio Teixeira [1900-1971], a educação integral constituiria o caminho fundamental, o instrumento gerador de mudanças necessárias para fazer do Brasil um país moderno. Atualmente, 49 mil escolas públicas fazem parte do programa Mais Educação, que visa a fomentar a educação integral de crianças e adolescentes a partir do apoio a atividades desenvolvidas durante a jornada ampliada. A meta do governo federal é chegar a 60 mil escolas até o fim deste ano.

Uma das instituições integrantes do programa é a Escola-Classe 209 Sul, em Brasília. Segundo a professora Márcia Freitas do Nascimento, durante a jornada ampliada são realizadas atividades da base comum e outras, complementares. “A educação integral proporciona a melhoria da aprendizagem dos alunos, promove o melhor aproveitamento do tempo ocioso e propicia a prática esportiva”, afirma a professora, que tem licenciatura em língua portuguesa e em língua estrangeira (espanhol), além de especialização em organização do trabalho pedagógico.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Universidade Estadual da Paraíba participa de abraço simbólico a Feira Central de Campina Grande

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição, estará apoiando o abraço simbólico da Feira Central de Campina Grande, que será realizado na próxima quarta-feira (18), na Rainha da Borborema.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Exposição de telas conta história de Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra da UEPB

Fundado há 28 anos, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), está com uma exposição na Galeria de Artes do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, no Largo do Açude Novo, reunindo 14 telas que contam um pouco da história do grupo.

Com o título “Acauã e Diversidade”, a exposição conta com trabalhos de artistas plásticos que participaram de um curso ministrado pela artista Lili Brasileiro, retratando aspectos peculiares do grupo, a exemplo do espetáculo “Raízes do Brasil”, que percorreu o Brasil de Norte a Sul e, no ano passado, prestou homenagem aos 100 Anos de Luiz Gonzaga. A exposição fica em cartaz até o dia 10 de julho, integrando os eventos realizados na cidade durante o Maior São João do Mundo.

Câmpus III debate História da África e Cultura Afrobrasileira em seminário sobre metodologias

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos acerca da prática docente, o Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, realizou, nessa quarta-feira (11), o 2º Seminário Metodologias de Ensino com foco na Lei 10.639/03, tendo como tópico de debate o ensino de História da África, dos povos africanos e da Cultura Afrobrasileira na Educação Básica.

Com o tema “Por quê/Porque a África é a nossa mãe”, o evento fez uma homenagem a dois importantes defensores dos Direitos Humanos e da igualdade social: Milton Santos e Nelson Mandela, o primeiro negro a se tornar presidente na África do Sul, em 1944. A história do intelectual e geógrafo Milton Santos foi apresentada pelo estudante do Curso de Geografia, Romário Farias. Já a biografia do advogado e político Nelson Mandela foi exposta pela graduanda do Curso de História, Emanuella Araújo, que ressaltou a perseguição política sofrida por ele e destacou sua atuação contra o “apartheid”, que constituiu um sistema político racista de segregação socioeconômica predominante no país sul-africano a partir da década de 1940.

Novas tecnologias: “Agência de propaganda” ajuda alunos a melhorar desempenho


O projeto de criação de uma agência de publicidade e propaganda experimental na Escola Estadual Olinda Conceição Teixeira Bacha, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, provocou mudanças positivas entre os alunos participantes. Desenvolvido na turma B do oitavo ano do ensino fundamental, que apresentava as notas mais baixas da escola, o projeto incluía, entre os principais benefícios, a elevação da autoestima dos estudantes.

“O projeto Agência de Publicidade e Propaganda 30IdeiasPP foi um divisor de águas para nossa escola”, diz seu criador, o professor Alexandre Gonçalves de Souza. Segundo ele, “o respeito, o carinho, a dedicação, o compromisso e a vontade de vencer foram mudanças evidentes em nossos alunos”.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

ProUni: Número de candidatos passa de 509 mil; inscrições terminam nesta quarta-feira

O segundo processo seletivo de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni) chegou a 509.832 inscritos às 11 horas desta quarta-feira, 11, último dia de inscrições. O número é superior ao total registrado na mesma edição de 2013, quando 436.941 candidatos fizeram a inscrição.

Das 115.101 bolsas disponíveis, 73.601 são integrais e 41,5 mil parciais. Esta edição do programa conta com 943 instituições participantes, que oferecem 22.139 cursos. Os de maior oferta são administração (13.168 vagas), engenharias (12.362), direito (7.887), pedagogia (7.725) e ciências contábeis (6.865).

Autoridades ressaltam o MAPP como expressão viva da genialidade cultural nordestina


Última obra projetada com os traços geniais de Obra de Niemeyer, o Museu de Arte Popular da Paraíba foi classificado pelas autoridades presentes na solenidade de abertura do MAPP como a expressão viva da genialidade do artista nordestino. A ex-reitora da UEPB, professora Marlene Alves, destacou o museu como uma obra magnífica, que guarda toda a tradição da região. Segundo ela, a partir de agora o público tem acesso a um acervo belíssimo, que conta a história de um povo e suas peculiaridades.

Ela disse que o MAPP é uma referência em cordel, música e artesanato, proporcionando aos seus visitantes entrarem à fundo no universo nordestino. “Aqui há histórias belíssimas do povo nordestino nas diversas linguagens. Com o nosso artesanato, nas mãos que falam com o resultado de sua obra, na música e no cordel, que fazem parte desse museu”, disse, acrescentando que o museu é um espaço interativo, educativo e de inclusão, retratando acima de tudo a identidade do Nordeste. Para ela, a abertura de museu é motivo de orgulho para todo o povo da Paraíba.

Personalidades da cultura destacam importância do MAPP para a preservação da memória paraibana


Considerado um templo da cultura paraibana, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), aberto ao público na noite desta terça-feira (10), foi abençoado por vários ícones da cultura paraibana como um dos elementos de maior a importância para a preservação da memória de um povo. Entre poetas, cantadores, músicos e intelectuais, a palavra foi a mesma: de satisfação e orgulho em a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) materializar o sonho de aproximar ainda mais a produção cultural dos artistas locais da população.


Acervo do MAPP preserva origens e miscigenações da cultura popular nordestina


O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como “Museu dos Três Pandeiros”, conta com acervo inicial avaliado em R$ 50 mil, entre peças e materiais que contemplam as áreas da música, literatura e xilogravura, além do artesanato.

A estrutura dedicada à música presta uma homenagem a Jackson do Pandeiro, com fotos, objetos e materiais audiovisuais. Nesta parte, os visitantes podem ter acesso a artigos utilizados pelo artista, a exemplo de um pandeiro, violão e reco-reco que pertenceram ao músico. No espaço também há painéis com referências a outros importantes músicos paraibanos, como Sivuca e Marinês, além de registro de mais de 300 nomes de artistas.

Universidade Estadual abre o Museu de Arte Popular da Paraíba para visitação pública


Com acervo que contempla as áreas da música, literatura, do artesanato e da xilogravura, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), pertencente à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi aberto para visitação pública na noite desta terça-feira (10), em solenidade presidida pelo reitor Rangel Junior e que contou com a presença de diversas autoridades políticas, personalidades da cultura e do universo acadêmico. 

Inicialmente, todos os presentes respeitaram um minuto de silêncio em homenagem ao poeta Manoel Monteiro, falecido recentemente. O cordelista também foi homenageado com a leitura de um poema, feita por Rafael Melo, sobre a sua história e seu legado, bem como nas falas das personalidades que discursaram no evento. Uma oficina de xilogravura foi montada de forma permanente no MAPP, recebendo o nome do artista.


Provinha Brasil: Secretarias têm até dia 16 para indicar interlocutor municipal

Secretários de educação das redes públicas municipal e estadual e do Distrito Federal devem indicar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) um interlocutor para acesso ao sistema on-line da Provinha Brasil (Avaliação da Alfabetização Infantil). O prazo vai até o dia 16 próximo. O ambiente virtual tem como objetivo apoiar as escolas e redes de ensino na análise dos resultados da avaliação, por meio de relatórios eletrônicos.

O interlocutor deve ser vinculado à área de avaliação ou a ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os procedimentos para indicação foram enviados às secretarias de educação, por meio de ofício do Inep, na segunda-feira, 2.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Direitos humanos: Inscrições para prêmio nacional devem ser feitas até 27 de agosto

Instituições com atuação destacada na área de educação em direitos humanos têm até 27 de agosto próximo para fazer a inscrição no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. Podem participar instituições públicas e particulares de educação básica e superior, secretarias estaduais e municipais de educação e instituições de educação não formal.

Essas instituições podem inscrever trabalhos desenvolvidos em parceria com outras entidades ou organizações da sociedade civil, como associações de pais e mestres, grêmios estudantis, diretórios acadêmicos, conselhos escolares, municipais e estaduais de educação, sindicatos, igrejas e demais entidades vinculadas à educação e à cultura.