quarta-feira, 19 de março de 2014

Seleção unificada: Em balanço das 18h30, Sisutec registra 661.825 inscrições. Prazo é até sexta-feira

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) atingiu 661.825 inscrições, de acordo com balanço das 18h30 desta quarta-feira, 19. O prazo para que os candidatos se inscrevam, exclusivamente on-line, vai até sexta-feira, 21 de março.

Até o momento, os cursos mais procurados pelos concorrentes a uma vaga no Sisutec foram: técnico em segurança do trabalho, com 83.260 inscrições; técnico em logística, com 72.277  inscrições; técnico em enfermagem, com 50.677 inscrições; técnico em informática, com 39.896 inscrições, e por fim, técnico em radiologia, com 32.456 inscrições.

A primeira edição de 2014 do Sisutec oferece 291.338 vagas em cursos técnicos subsequentes, para pretendentes que já concluíram o ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

Plano da educação: Ministro conta com aprovação do PNE pelo Congresso até abril

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta quarta-feira, 19, esperar que o Plano Nacional de Educação (PNE) que tramita no Congresso Nacional seja aprovado até abril. “Ele vai ser nosso grande balizador da educação brasileira nos próximos 10 anos, nós contamos muito com os municípios e o PNE vai nos dar um horizonte para a melhoria da educação brasileira”, disse. A afirmação foi feita durante debate no Encontro Nacional de Municípios, em Brasília.

Paim lembrou as metas do PNE e destacou a meta 1, que trata de educação infantil. Segundo ele, será possível acompanhar a evolução do acesso de crianças de quatro e cinco anos à educação, além de atingir o atendimento de pelo menos 50% das crianças de até três anos em creches.

Cooperação internacional: Instituto da Bahia promove curso para educadores africanos


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe nesta quarta-feira, 19, grupo de 63 africanos para a aula inaugural dos cursos de formação para professores e gestores em educação profissional e tecnológica. As atividades serão desenvolvidas na reitoria do instituto no Bairro do Canela, em Salvador, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Assessoria Internacional do Ministério da Educação. 

Os cursos oferecidos a professores e gestores de centros e escolas de formação profissional dos países africanos de língua portuguesa terão duração de três meses e fazem parte das novas ações do programa Educação como Ponte Estratégica Brasil-África.


Seleção unificada: Em balanço das 11h, Sisutec registra 548.625 inscrições. Prazo é 21 de março

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) atingiu 548.625 inscrições, de acordo com balanço das 11h desta quarta-feira, 19. O prazo para que os candidatos se inscrevam, exclusivamente on-line, vai até 21 de março.

Até o momento, os cursos mais procurados pelos concorrentes a uma vaga no Sisutec foram: técnico em segurança do trabalho, com 70.244 inscrições; técnico em logística, com 59.792 inscrições; técnico em enfermagem, com 42.624 inscrições; técnico em informática, com 33.258, e por fim, técnico em edificações, com 27.759 inscrições.

terça-feira, 18 de março de 2014

Sisutec: Técnico em segurança do trabalho é o curso mais procurado no Sisutec

De acordo com balanço das 21h desta terça-feira, 18, os cursos mais procurados pelos concorrentes a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) foram: técnico em segurança do trabalho, com 59.625 inscrições; técnico em logística, com 49.386 inscrições; técnico em enfermagem, com 36.320 inscrições; técnico em informática, com 27.726, e por fim, técnico em edificações – 24.133

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) também registrou 455.470 inscrições. O prazo para que os candidatos se inscrevam, exclusivamente, on-line vai até 21 de março.

Seleção unificada: Em balanço das 10h30, Sisutec registra 353.399 inscrições. Prazo é 21 de março

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) atingiu 353.399 inscrições, de acordo com balanço das 10h30 desta terça-feira, 18. O prazo para que os candidatos se inscrevam, exclusivamente on-line, vai até 21 de março.

A primeira edição de 2014 do Sisutec oferece 291.338 vagas em cursos técnicos subsequentes, para pretendentes que já concluíram o ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Encontro: Ministro Henrique Paim se reúne com Fórum Nacional de Educação

O ministro da Educação, Henrique Paim, se reuniu nesta sexta-feira, 14, com membros do Fórum Nacional de Educação (FNE) para discutir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), projeto de lei que define as bases da política educacional para os próximos 10 anos e que tramita no Congresso Nacional. No encontro, Paim salientou que o diálogo entre o Ministério da Educação e o colegiado se mantém aberto.

Cooperação internacional: Para estudante gaúcha, estudo fora do país é fato inesquecível



Participar de um curso na Universidade de Nantes, França, durante quatro semanas, foi uma experiência inesquecível para a estudante Yádini Winter. Aluna de licenciatura em letras (línguas portuguesa e francesa e suas literaturas) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Francesa (PDPF), em julho de 2013.

“O programa é incrível”, ressalta Yádini. “Foi como se um mundo novo se abrisse diante dos meus olhos, cheio de novas possibilidades e novas visões da educação.”

Mais informações: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20295:para-estudante-gaucha-estudo-fora-do-pais-e-fato-inesquecivel&catid=12&Itemid=86

Educação básica: Coleta de dados para o Censo Escolar começa em 28 de maio

Diretores e responsáveis por escolas já podem consultar o cronograma do Censo Escolar da Educação Básica de 2014. A primeira etapa de coleta dos dados começa no dia 28 de maio, o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.

Nessa etapa, entre 28 de maio e 15 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recolhe, por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet, informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.

O sistema será reaberto, para eventuais retificações, 30 dias após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, prevista para agosto. Os dados finais resultantes das correções e verificações do Censo Escolar serão publicados no dia 23 de dezembro, no Diário Oficial da União.