sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Educação superior: Preenchimento de bolsas remanescentes do ProUni terá novas regras a partir deste ano

O processo de preenchimento das bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá novas regras, a partir desta primeira edição de 2014. Com as mudanças, haverá um sistema on-line para a inscrição dos candidatos. Nos anos anteriores, as vagas eram ocupadas por meio de processo seletivo realizado pelas próprias instituições. As novas regras foram publicadas em portaria na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 28.

Poderá se inscrever às bolsas remanescentes o estudante que cumprir os requisitos estabelecidos pela Lei nº 11.096/2005, e que atender uma das condições a seguir:

1 – Tenha efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo regular do ProUni;
2 – Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. O professor que se inscrever para bolsas em cursos de grau de licenciatura não precisa comprovar renda, escola pública ou ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
3 – Tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota acima de zero na redação. 

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Transferência assistida: Três instituições são selecionadas para receber estudantes

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) divulgou nesta sexta-feira, 21, o resultado dos editais de transferência assistida dos estudantes da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). As instituições selecionadas são as do Consórcio Rio Universitário, formado pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pela Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec).

Todas as propostas foram analisadas e julgadas por uma comissão independente de especialistas, composta por nove professores avaliadores e, em seguida, submetidas à Diretoria Colegiada da Seres para homologação.

Educação profissional: Ministro Henrique Paim participa da formatura de alunos do Pronatec no Espírito Santo

O ministro da Educação, Henrique Paim, participou, na tarde desta sexta-feira, 21, da formatura de cerca de 900 estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Vitória. Os formandos fizeram os cursos em turmas do Senai, Senac, Senat e Instituto Federal do Espírito Santo.

Para um auditório lotado, Paim destacou em sua fala a importância de um programa como o Pronatec. Segundo ele, o governo federal alcançará a meta de 8 milhões de matrículas. “O Pronatec é a expressão de um esforço de crescimento do país”, pontuou o ministro da Educação.

Os estudantes participaram de cursos técnicos em administração e em logística, além dos cursos técnicos e de formação inicial e continuada de auxiliar de pessoal, modelista, auxiliar administrativo, recepcionista de evento, auxiliar de recursos humanos, programador de sistema, organizador de eventos, montador de computadores, salgadeiro, auxiliar de crédito e cobrança, desenhista de moda, e cuidador infantil.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ProUni: Candidato na lista de espera tem último dia para levar documentos

Termina nesta quinta-feira, 20, o prazo para os integrantes da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) apresentarem a documentação na instituição de ensino na qual pretendem estudar. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar os documentos. Cabe ao estudante, a partir de agora, o acompanhamento das convocações diretamente com as instituições.

Nas edições anteriores do ProUni, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição. Integraram a lista os inscritos que ficaram fora das duas chamadas feitas pelo programa, em 20 de janeiro e no dia 3 último.

Neste primeiro semestre, o ProUni ofereceu 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Isso significa crescimento de 18% na oferta em relação à primeira edição do ano passado.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Educação profissional: Canadá recebe professores da rede federal para intercâmbio

Para ampliar os conhecimentos em gestão e organização na área de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo, um grupo de 43 docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica fará intercâmbio com instituições canadenses. Os servidores viajaram para o Canadá no sábado, 15, e participarão de atividades em 19 instituições daquele país por três meses. 

Entre os focos do programa estão a construção de conteúdos curriculares articulados às demandas regionais; o processo de atração de empresas; estudos dos papéis entre os atores do desenvolvimento de pesquisa básica, aplicação de pesquisas e os espaços para financiamento, tanto do governo quanto da iniciativa privada.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mais Cultura: Lista de escolas que receberão recursos pode ser consultada

Os ministérios da Educação e da Cultura divulgaram nesta quinta-feira, 13, a segunda relação de escolas públicas do ensino fundamental e do ensino médio inovador selecionadas para receber recursos do Programa Mais Cultura nas Escolas. A lista traz 447 unidades. Em janeiro, a Comissão Interministerial de Avaliação do programa havia divulgado uma relação de 1001 escolas. A proposta do Mais Cultura é investir R$ 100 milhões e atender projetos de cinco mil escolas neste ano. A próxima lista será divulgada em março.

Ação conjunta do MEC e do MinC, o programa Mais Cultura nas Escolas seleciona projetos criados dentro de nove eixos temáticos. O objetivo é incentivar o diálogo entre as linguagens artísticas e a diversidade cultural do país. Nesta primeira edição do programa, as escolas concorrem ao repasse de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que varia de R$ 20 mil a R$ 22 mil. O valor por escola é definido de acordo com o número de estudantes matriculados.