No Brasil, 94% dos professores dos anos finais do ensino fundamental
concluíram a educação superior. Mais de 95,1% acreditam que podem ajudar
os alunos a pensar de forma crítica. As constatações aparecem nos
resultados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem
(Talis), realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) e coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
A Talis foi realizada por amostragem, em 2013, em 34 países. Mais de
106 mil professores responderam à pesquisa. No Brasil, a amostra foi
composta por 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas. O
objetivo é comparar internacionalmente a opinião de professores e
diretores sobre desenvolvimento profissional, crenças e práticas de
ensino, apreciação do trabalho dos professores, feedback (retorno) e
reconhecimento do trabalho, além de questões acerca de liderança, gestão
e ambiente de trabalho.
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