quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Esclarecimento: MEC e Tesouro repudiam acusação feita pelo jornal Folha de S. Paulo

1. O Ministério da Educação e a Secretaria do Tesouro Nacional repudiam com veemência a matéria Na saída de Mercadante, MEC eleva piso em 8%, e professores reclamam, da edição de quarta-feira, 22, do jornal Folha de S. Paulo. O ministério é acusado de manipular os dados da receita de impostos que compõe o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] com o objetivo de interferir no reajuste concedido ao piso salarial do magistério.

2. O Fundeb é um instrumento sólido de financiamento, que vigora desde 2007 e conta com mecanismos de ajustes utilizados quando há variação, seja na receita que compõe o fundo, seja nas matrículas dos entes federados que afetam a distribuição dos recursos entre estados e municípios.

3. Não há que falar em manipulação de dados, uma vez que é corriqueiro o procedimento de revisão do valor por aluno ao ano, seja em função de correção pontual na matrícula de estados ou municípios, seja em função de reestimativa na receita. Cabe ao MEC apurar o quantitativo de matrículas que serão a base para a distribuição dos recursos e cabe ao Tesouro Nacional a estimativa das receitas da União e dos estados que compõem o fundo. O cálculo segue estritamente a legislação vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário