Valorizar as características físicas individuais e melhorar a autoestima
dos estudantes a partir do conhecimento e reconhecimento das raízes
culturais africanas é a proposta contida em projeto da professora Márcia
Maria da Cunha. O trabalho, desenvolvido com turmas de educação
infantil da Escola Municipal Santa Maria, em Camaragibe, município da
região metropolitana de Recife, foi inspirado na observação de que o
cabelo de sua sobrinha era visto e tratado como um cabelo “rebelde”, que
deveria permanecer preso. Isso acontecia também com outras crianças de
cabelos crespos ou cacheados.
O projeto Construindo Caminhos: Identidade e Autoestima nos Fios do Cabelo foi um dos vencedores da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, na Categoria Temas Livres, subcategoria Educação Infantil. “A premiação representa o reconhecimento e a valorização do trabalho como professora”, diz Márcia. “Um dos benefícios é o de mostrar que o professor da escola pública é competente e tem um olhar sensível, mais próximo das questões sociais do Brasil.”
O projeto Construindo Caminhos: Identidade e Autoestima nos Fios do Cabelo foi um dos vencedores da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, na Categoria Temas Livres, subcategoria Educação Infantil. “A premiação representa o reconhecimento e a valorização do trabalho como professora”, diz Márcia. “Um dos benefícios é o de mostrar que o professor da escola pública é competente e tem um olhar sensível, mais próximo das questões sociais do Brasil.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário