quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Comemoração: Dilma afirma que Pronatec é ‘uma das veias’ do Bolsa Família

A presidenta da República Dilma Rousseff destacou nesta quinta-feira, 30, em Brasília, durante a cerimônia em comemoração aos 10 anos do programa Bolsa Família, que o “programa vai existir enquanto houver uma só família pobre no País”.

Dilma comparou o Bolsa Família com “o coração que faz circular o sangue por diversas veias”, ampliando a energia vital do Brasil. “Temos a veia do Pronatec com a educação”, referindo-se às 800 mil matrículas de beneficiários do Bolsa Família em diversos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

A presidenta ressaltou que as críticas ao programa têm por trás críticas de um “velho preconceito assistencialista”. Segundo Dilma, o dinheiro usado no Bolsa Família não é esmola, e sim transferência de renda de quem paga os impostos para uma parte da população com quem o Brasil tem uma dívida.

Educação superior: Sinopse estatística e microdados estão liberados para consulta

Estão disponíveis para consulta on-line os microdados e a sinopse estatística do Censo da Educação Superior de 2012. O levantamento aponta aumento de 4,4% no número de matrículas na educação superior no ano passado em relação ao anterior. Em 2012, o total de matriculados ultrapassou a marca de 7 milhões de estudantes.

Enquanto o número de matrículas nas instituições públicas cresceu 7%, o aumento na rede particular foi de 3,5%. Os 7.037.688 de estudantes matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 304 instituições públicas e 2.112 particulares. O total de estudantes que ingressaram na educação superior em 2012 chegou a 2.747.089. O número de concluintes, a 1.050.413.

Educação infantil: Pedido de recursos para creche deve ser feito até esta quinta

O Distrito Federal e municípios de todo o país têm prazo somente até esta quinta-feira, 31, para pedir recursos destinados à construção de creches em 2014. No total, 1.227 entes federativos estão pré-selecionados para a edificação de 3.011 unidades.

Para a construção, os projetos de creche devem ser aprovados pela área técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que apresenta aos gestores dois projetos padronizados. O tipo B tem capacidade para 240 crianças em dois turnos ou 120 em turno integral. O tipo C atende 120 crianças em dois turnos ou 60 em tempo integral.

Pós-graduação: Mestrado em matemática terá matrícula até 15 de novembro


Os 1,5 mil professores de matemática da educação básica pública selecionados para a quarta edição do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) devem fazer a matrícula até 15 de novembro próximo. Caso haja desistências, os pré-selecionados que integram a lista de espera farão a matrícula de 16 de novembro a 15 de dezembro. As aulas terão início em 22 de fevereiro de 2014.

Concorreram às vagas do Profmat 16.662 professores em atividade na educação básica em municípios de todo o país. Dados da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), entidade que coordena o Profmat, mostram que na distribuição das vagas a região Sudeste aparece com o maior número (565), seguida pela região Nordeste (415). As regiões Sul e Centro-Oeste têm 190 vagas cada uma. A Norte, 140.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As inscrições para o SEMEPEGEO continuam abertas



As inscrições para o SEMEPEGEO (Seminário de Metodologia em Ensino,  Pesquisa e Extensão em Geografia da UEPB – CAMPUS III – CH) continuam abertas! 

Este evento será realizado no período de 09 a 12 de dezembro de 2013 no campus III da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), localizado na cidade de Guarabira - PB.

Veja a apresentação do Evento que se encontra disponível em http://semepegeo.blogspot.com.br/p/o-evento.html:


Apresentação

“Discutir sobre metodologia nas ciências é tentar entender a sua própria estruturação enquanto tal, no âmbito do seu próprio escopo, como uma atividade racional, essa é uma necessidade que deve ser revisitada em todo tempo, não diferente na geografia faz-se necessário. Para Milton Santos (1978) a Geografia foi uma das últimas ciências a se estruturar, pois, por muito tempo os estudiosos discutiram mais a Geografia em si do que a formulação do seu objeto, o espaço geográfico.
Considerando que para conhecimento científico é necessário ter um objeto de estudo e um método, a Geografia pela demora na definição de seu objeto ocasionou uma tempestade de metodologia para o seu estudo, daí a afirmação “que há tantas geografia quanto geógrafos”. Desta maneira ainda é necessário discutir qual, de fato é o percurso para um verdadeiro método geográfico, o que nos diferenciaria das demais ciências, as quais têm seus próprios métodos.
Não por acaso, a temática que se pretende discutir sempre foi invocada por diversos estudiosos da ciência geográfica, tais como Vidal de La Blache em sua “Geografia Humana”, Jean Tricart, Pierre George, Pierre Monberg, Milton Santos, Ruy Moreira e tantos outros, no passado ou no presente. Nesta busca não foram poucas as dúvidas levantadas, de que classificação seria a geografia, geografia física? ou geografia humana? Ou seria como diz Francisco Mendonça “Geografia Fisíca – ciência humana?”.
A constituição bem definida da dicotomia na Geografia possibilitou o desenvolvimento de duas práticas metodológicas. Não será o momento de trilhar um mesmo percurso? E esse caminho é construído e alicerçado a partir de quais elementos metodológicos? Essas são questões fundamentais para se pensar na importância de um evento sobre esta temática, ou seja, a questão do método na Geografia.
A temática proposta pensa uma geografia no âmbito da sociedade, de sua práxis, daí o interesse que essa discussão possa subsidiar o trabalho dos alunos dentro e fora das universidades. Assim, propomos um debate no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, estrutura base das universidades brasileiras.
O I SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM GEOGRAFIA (I SEMEPEGEO), realizar-se-á nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Campus III – Guarabira/PB, no período de 09 a 12 de Dezembro de 2013, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer e discutir a temática GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS nas mesas-redondas, conferências, palestras e minicursos.”



Para maiores informações, acesse: http://semepegeo.blogspot.com.br!

domingo, 27 de outubro de 2013

Enem 2013: Mercadante faz balanço positivo e reconhece “grande êxito” do exame



 
Encerrados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço positivo neste domingo, 27. Em coletiva à imprensa em Brasília, o ministro afirmou que a realização do exame transcorreu sem incidentes graves.

“Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar”, ressaltou Mercadante. “Muitas portas se abrem a partir deste Enem”, completou.

Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário executivo do MEC, Henrique Paim, Mercadante informou que o Enem deste ano registrou abstenção média de 29%. De acordo com dados preliminares do MEC e do Inep, 5 milhões de candidatos fizeram as provas este ano. Esta edição foi teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos.

Enem: Ministro aponta êxito no primeiro dia, sem registro de incidentes



O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 transcorreu dentro da normalidade. Em entrevista coletiva neste sábado, 26, em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou os dados parciais do primeiro dia de provas. “Tudo o que planejamos permitiu um excelente resultado. É um desafio muito grande, pois estamos fazendo o maior Enem da história e o segundo maior exame do planeta”, ressaltou. “Foi um êxito; não registramos nenhum incidente de destaque.”



O Ministério da Educação monitorou todo o processo do exame nas redes sociais. Segundo o Mercadante, nesse primeiro dia, 24 candidatos foram eliminados por postarem fotos nas redes sociais da sala de realização da prova. Ele disse ainda que os candidatos podem ser eliminados a qualquer momento do processo, conforme prevê o edital do Enem. “Isso viola um princípio básico do edital. Isso prejudica. Nós alertamos”, pontuou.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Prefeitura apoia convênio entre produtores rurais e Cooperar para construção de passagem molhada


Após anos de solicitação, projeto será concretizado. Afirma secretário de Agricultura

Com o apoio da Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca juntamente com o Conselho Municipal de Agricultura, a Associação dos Produtores Rurais de Itamatay (ASPEPI) firmou um convênio com o Projeto Cooperar na última segunda-feira (07/10).

No ato da assinatura, marcaram presença José de Arimatéia Guedes Soares, presidente da ASPEPI, Roberto Vital, presidente do Cooperar, e as funcionárias do Cooperar Regional Areia, Ruthinéia e Celeide.

O pleito é para construção de uma passagem molhada na estrada que liga Itamatay-Passassunga-Tananduba, que nos períodos do inverno esse trecho fica intransitável prejudicando também o alunado da região. De acordo com o secretário Marcelo Bandeira, é uma luta que se iniciou desde o ano de 2004, e que agora será concretizada.


Acesse o link abaixo e confira mais informações:
 
http://www.guarabira.pb.gov.br/prefeitura-apoia-convenio-entre-produtores-rurais-e-cooperar-para-construcao-de-passagem-em-estrada/
 
--
Endereço: Rua Prefeito Manoel Lordão, 129, Centro - Guarabira-PB
Email: codecom@guarabira.pb.gov.br
Telefone: (83) 3271-9506


sábado, 12 de outubro de 2013

Aprovados para o cargo de Operador de Máquinas Agrícolas realizam prova prática neste domingo



Comvest convoca os seis classificados na prova teórica do Concurso Público de Guarabira

A Comissão Permanente do Vestibular – Comvest, empresa organizadora do concurso público da Prefeitura de Guarabira, está convocando os seis classificados na prova teórica para o cargo de operador de máquinas agrícolas, que estará realizando a prova prática no próximo domingo (13/10).
 
Os candidatos Severino Ranniere de Oliveira Filgueira, Miguel Felipe dos Santos Júnior, José Wellington Martins dos Santos, Wallas de Andrade Ferreira Lima, Graciano Martiliano Gomes e Geilson Santos de Oliveira devem comparecer às 08h00 na sede da prefeitura, que fica localizada na Rua Solon de Lucena, nº 26, centro.

 
Ainda para a realização da prova, o postulante ao cargo deverá comparecer no local munido de documento oficial de identidade original e Carteira Nacional de Habilitação – CNH na categoria exigida para o cargo, devendo o documento em questão estar devidamente dentro do prazo de validade, de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

 
Assunto: Prova prática para o cargo de Operador de Máquinas Agrícolas
Data: 13/10/2013 (Domingo)
Horário: 08h00
Local: Sede da prefeitura na Rua Solon de Lucena, nº 26 – Centro.

 
Clique no link abaixo e confira o Edital
Codecom-Gba
--
Endereço: Rua Prefeito Manoel Lordão, 129, Centro - Guarabira-PB
Email: codecom@guarabira.pb.gov.br
Telefone: (83) 3271-9506

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Prefeitura recebe novos instrumentos, trazidos para as crianças que fazem parte do PRIMA




Obtenção destes instrumentos é fruto da parceria entre o Executivo Municipal e o Governo do Estado

A Prefeitura de Guarabira recebeu nesta sexta-feira (11/10) mais um acervo de instrumentos musicais que serão usados pelas crianças do conjunto Mutirão na formação da Orquestra Sinfônica.

A obtenção destes instrumentos é fruto da parceria entre o Executivo Municipal e o Governo do Estado, através do Projeto de Inclusão através da Musica e das Artes (Prima). Ao todo são, aproximadamente, 100 instrumentos, sendo que 32 deles já se encontram no município à disposição das crianças.

De acordo com o maestro José Carlos, vieram 6 clarinetes, um teclado de 8 oitavas um xilofone de 4 oitavas e 4 tons sinfônicos.

As aulas iniciaram desde o dia 17 de setembro, e acontecem nas terças e quartas-feiras, no Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (CIEEC). As crianças aprendem, tanto na teoria quanto na prática, o uso destes instrumentos.



Da Codecom
 
--

Endereço: Rua Prefeito Manoel Lordão, 129, Centro - Guarabira-PB
Telefone: (83) 3271-9506

Zenóbio é recebido em audiência pelo diretor da UEPB-Campus III





O diretor do campus III da UEPB o professor Waldeci Ferreira Chagas 
recebeu em seu gabinete na última quarta-feira (9/10) o prefeito de 
Guarabira Zenóbio Toscano.


Na pauta do encontro o chefe do executivo municipal tratou com Waldeci 
sobre a possibilidade de construir um novo bloco com no mínimo 20 salas 
de aula e estacionamento para atender a grande demanda de alunos.


Na reunião, também foi levantada a ideia de adquirir um terreno que se 
limita com o da universidade para a construção de novas salas de aula.


Zenóbio disse não entender os motivos pelos quais nunca houve parceria 
entre a prefeitura de Guarabira e a UEPB. "É inadmissível que nós temos 
um convênio com a UFPB e não com a UEPB que tem um campus em
Guarabira", disse.


Foram propostas inicialmente parcerias nas áreas de capacitação 
profissional e estágios de concluintes. Neste último caso já existe o 
módulo de estágio de alunos da UEPB nas escolas do estado.


O prefeito disse que estará participando de audiência nos próximos dias 
com o governador Ricardo Coutinho e estará levando as reivindicações do 
campus.
 

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito, o diretor do Centro de 
Documentação Percinaldo Toscano e o vice-prefeito Zé do Empenho.


Da Codecom


-- 

Endereço: Rua Prefeito Manoel Lordão, 129, Centro - Guarabira-PB
Email: codecom@guarabira.pb.gov.br
Telefone: (83) 3271-9506
 
 
 
Mais imagens: