domingo, 6 de outubro de 2013

MS reduz fila de espera por atendimento oftalmológico

Nos próximos dois meses a previsão é realizar 7,9 mil consultas oftalmológicas e cerca de 2,2 mil cirurgias de cataratae ampliar a adesão ao Projeto Olhar Brasil

Reduzir o tempo de espera por cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir assistência integral em oftalmologia são os principais objetivos da Política Nacional de Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos e do mutirão em saúde ocular que acontece no município de Bom Jesus da Lapa (BA), nesta sexta-feira (4). Os mutirões que são realizados em todo país integram a estratégia implantada para garantir à população o acesso aos serviços disponibilizados pelo SUS, e a adesão ao Projeto Olhar Brasil.

Este mês, o mutirão de cirurgia de catarata e a adesão ao Projeto Olhar Brasil também ocorrem, simultaneamente, em Curitiba (PR), Goiás (GO) e Maceió (AL). Durante a cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ainda a adesão da Região Santa Maria da Vitória (formada por 13 municípios baianos), ao Projeto Olhar Brasil e a liberação de recursos para outros estados.

No período de janeiro a julho de 2013 já foram realizados 1.199.947 procedimentos cirúrgicos eletivos, sendo 270.372 cirurgias de catarata, 100.096 cirurgias nas especialidades de oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia e vascular e 829.478 cirurgias que foram demandadas pelos gestores municipais e estaduais, conforme a necessidade de cada região.

E no período de 2010 a 2012 foram realizadas 5.932.548cirurgias eletivas, sendo 1.241.58 de catarata. Neste período houve aumento de 21% das cirurgias eletivas e 34% de catarata.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha o investimento nas cirurgias eletivas tem objetivo de aumentar o número de intervenções em todo o país. E os recursos liberados para o projeto Olhar Brasil devem ser utilizados para ampliar o atendimento oftalmológico e reduzir filas de consultas para as crianças. “Com este investimento, estamos dando um importante passo para reduzir o tempo de espera do paciente. Além dos recursos habitualmente previstos para o custeio de cirurgias, queremos ampliar o acesso às cirurgias eletivas, que podem ser agendadas com antecedência”, afirmou.

Para este mutirão em Bom Jesus da Lapa (BA), Curitiba (PR), Goiás (GO) e Maceió (AL), o Ministério da Saúde já encaminhou - este ano - às Secretarias Estaduais de Saúde, 40% do valor total destinado às cirurgias eletivas de catarata - cerca de R$ 16,2 milhões. Os outros 60% serão liberados ao longo deste ano, mediante apresentação de produção com os recursos já repassados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário