segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Luiz Couto diz que CPI vai investigar adoção de criança na cidade de Olinda (PE)



Juíza acusada de favorecer casal será convocada para prestar depoimento


O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, deputado federal Luiz Couto (PT-PB), afirmou que poderá acionar a Polícia Federal para apurar as denúncias de supostas irregularidades no processo de adoção de uma criança em Olinda (PE).

Ele disse que a comissão aprovou a convocação de envolvidos no caso, e que a juíza Andréa Calado da Cruz, titular da Vara da Infância e Juventude da cidade, investigada por ter favorecido um casal que não fazia parte do Cadastro Nacional de Adoção, como exige a lei, será chamada para depor. "A promotora da Infância e Juventude do município, Henriqueta de Belli, uma das responsáveis por denunciar o ocorrido ao Conselho Nacional de Justiça, deverá apresentará à CPI as provas colhidas nos últimos meses".

“Soubemos do caso por meio da imprensa, da população que nos enviou cartas e de documentos que chegaram à comissão. É um caso preocupante e podem existir outros semelhantes em Pernambuco, assim como tem sido registrado em outros estados brasileiros. Um deles é o Paraná, onde seis crianças seriam levadas para os Estados Unidos”, relatou Couto.

O parlamentar esclareceu que serão convocados também três testemunhas: a advogada Giovana Uchoa, amiga do casal que mora nos Estados Unidos, por suspeita de tráfico de influência no processo de adoção, o médico Aldo Mota, chefe da Assistência de Saúde do Legislativo Estadual, que atendeu a criança quando ela estava no abrigo por solicitação de Giovana, e o advogado Joaquim Pessoa Guerra Filho, que trabalha no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, e que teria sido responsável pelo pedido de guarda da menina em nome do casal.

Explicou ainda que, após os depoimentos e análise das provas, novas investigações podem ser solicitadas. “Já que há denúncias de adoções ilegais espalhadas pelos estados, a Polícia Federal deve investigar. Se necessário, vamos pedir a responsabilização dos envolvidos", pontuou, acrescentando que a previsão é de seja realizada audiência pública em Olinda no final de novembro, em local a ser definido.


Ascom Dep. Luiz Couto, com Raphael Guerra/Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário